• Domus

Antes de registrar a sua marca, realize a busca de anterioridade

Já imaginou que a marca do seu negócio pode estar sendo utilizada por outro empreendedor, e muito provavelmente nem você e nem ele sabe disso?


Em um cenário globalizado, onde as marcas ocupam grande parte do espaço e do tempo das pessoas, ter um olhar direcionado ao destaque e diferenciação no mercado é fator indispensável.


Considerando a incessante concorrência, a busca pela conquista de clientes e sua fidelização, obter a marca desejada também é sinal de responsabilidade e reforço dos valores que ela quer passar.


A busca de anterioridade não é um processo obrigatório no momento de registrar a sua marca ou patentear a sua invenção, mas ela apresenta caráter decisivo na hora de avaliar se a sua marca ou invenção já existe de forma igual ou similar. Ou seja, se é realmente exclusiva. Dessa forma, é possível analisar se o investimento na patente ou no registro é indicado.


O sistema de registro de marcas brasileiro apresenta atribuição ao direito de uso àquele que realizar o registro primeiro. Por isso a importância de pesquisar a anterioridade e verificar se há pedidos ou registros anteriormente efetivados junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).


Porém, fique atento: somente realizar a pesquisa com o nome desejado não é suficiente, visto que existem outros pontos que devem ser ponderados, como o segmento em que a marca está presente e se ela ainda se encontra ativa no mercado, por exemplo.


O fato é que a busca de anterioridade dá início ao processo de exclusividade da marca ou direciona para o desenvolvimento de uma nova marca ou invenção, caso já esteja sendo utilizada por outra pessoa.


Conte com o auxílio da Domus Propriedade Intelectual - uma equipe altamente qualificada e especializada, disposta a auxiliar você na consolidação de sua marca e negócio.


Entre em contato via WhatsApp

Rua Almirante Barroso, 735, Sala 505 - Porto Alegre-RS

Copyright © 2020 Domus. Todos os direitos reservados.

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle